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CAPES - Pibid - 2014

sábado, 7 de fevereiro de 2015

ARTIGO sobre a horta circular tipo mandala que foi aprovado para ser apresentado





 ARTIGO sobre a horta circular tipo mandala que foi aprovado para ser apresentado na UFMA campus BACANGA em SÃO LUIS no edifício PAULO FREIRE no TERCEIRO SEMID que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 DE DEZEMBRO DE 2014.

Área: Matemática e suas tecnologias.

Título: HORTA CIRCULAR TIPO MANDALA: PLANTANDO INOVAÇÃO E COLHENDO CONHECIMENTO

Síntese:
Laboratório vivo para lecionar os conteúdos dos livros na pratica e vivenciar a matemática no dia a dia de forma mais dinâmica para melhor fixação do conhecimento transmitido em sala de aula.

Autores e orientadores:
Orientadora: Ângela Mericia Medina Coimbra
Autores:
Fábio Lima Batista
Francisco Alves da Silva
Samara Silva Lima
Sergio Costa Silva
Davi Rodrigues Souza

Instituição dos autores e orientadores:
Autores: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS III BACABAL
Orientador: CENTRO DE ENSINO ESTADO DO CEARÁ

Introdução:
O projeto surgiu das observações feitas em sala de aula no inicio do ano letivo,com isso vimos a deficiência de conhecimentos básicos da matemática por parte dos alunos do ensino médio, e discutimos como nós poderíamos ajudar estes alunos e pesquisando um pouco pensamos na horta circular tipo mandala, que é um laboratório vivo pois podemos ensinar a matemática não só de forma abstrata e sim correlacionando ela com a realidade no cotidiano dos alunos de um modo mais dinâmico e visual de forma a fixar melhor o conteúdo, pois os alunos ao invés de calcular somente uma figurinha no livro, vão fazer isso na prática no espaço onde se encontra a horta mandala, e esta abrangerá não só  a Matemática, mais também a Física, Biologia e Química, com este projeto os alunos plantam e colhem conhecimento de forma sustentável.

Métodos:
Primeiramente definimos o melhor local, com uma madeira fincada no chão, medimos um de raio noventa centímetros e marcamos um circulo menor,a partir dai marcamos círculos de raios maiores para ficar cada área de plantio de oitenta centímetros e ruas de acesso com cinquenta centímetros, no total são três círculos divididos em forma geométrica com as ruas de acesso representando o plano cartesiano e os círculos representando os ângulos notáveis, o primeiro circulo ficou dividido com cento e oitenta graus, o segundo com noventa graus e o terceiro com quarenta e cinco graus, assim se trabalhará geometria, trigonometria e áreas de figuras, além de muito mais só depende da imaginação, as paredes da área de plantio são de garrafas plásticas recicláveis com água para dar sustentação, na montagem utilizamos pá, cavador, enxada, kit jardinagem, compasso, esquadro, transferidor, trena e adubo orgânico e participaram: Francisco Alves, Sergio, Samara, Fábio e Davi.

Resultados e discussão:
Com a presença dos professores e alunos utilizando a horta, falamos como trabalhar, dividimos os três círculos como uma área circular, medimos raio, diâmetro, área, circunferência, volume e perímetro, como os alunos se interessaram bastante, tiveram mais interesse pelas aulas e suas notas melhoraram significativamente, fomos bastante elogiados pelos alunos, professores e coordenadores e pretendemos sempre trabalhar em conjunto com o professor para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Conclusões:
Concluímos que podemos trabalhar além da Matemática, a Física, a Biologia, a Química, a sustentabilidade, como a horta é circular pudemos desenvolver muitos tópicos ao qual foram muito úteis no aprendizado de todas as disciplinas que a utilizam como pré-requisito, este projeto tende a ser um complemento no processo de ensino-aprendizagem pois os alunos fixaram muito melhor as formulas e maneiras de se calcular e resolver os problemas, a aula fica mais dinâmica e didática,mostramos aos alunos que a matemática esta mais envolvida no dia-a-dia do que se pode imaginar,eles puderam entender que as aulas não se dão só de forma singular, e mostramos aos professores que devemos sempre investigar novos métodos e formas de transmissão de conhecimento.

Fomento: CAPES.

Palavras-chave: mandala conhecimento sustentabilidade

Matéria sobre o SEMID você confere aqui: TERCEIRO SEMID 2014 - CAPES; UFMA.

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sábado, 7 de fevereiro de 2015

ARTIGO sobre a horta circular tipo mandala que foi aprovado para ser apresentado



 ARTIGO sobre a horta circular tipo mandala que foi aprovado para ser apresentado na UFMA campus BACANGA em SÃO LUIS no edifício PAULO FREIRE no TERCEIRO SEMID que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 DE DEZEMBRO DE 2014.

Área: Matemática e suas tecnologias.

Título: HORTA CIRCULAR TIPO MANDALA: PLANTANDO INOVAÇÃO E COLHENDO CONHECIMENTO

Síntese:
Laboratório vivo para lecionar os conteúdos dos livros na pratica e vivenciar a matemática no dia a dia de forma mais dinâmica para melhor fixação do conhecimento transmitido em sala de aula.

Autores e orientadores:
Orientadora: Ângela Mericia Medina Coimbra
Autores:
Fábio Lima Batista
Francisco Alves da Silva
Samara Silva Lima
Sergio Costa Silva
Davi Rodrigues Souza

Instituição dos autores e orientadores:
Autores: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS III BACABAL
Orientador: CENTRO DE ENSINO ESTADO DO CEARÁ

Introdução:
O projeto surgiu das observações feitas em sala de aula no inicio do ano letivo,com isso vimos a deficiência de conhecimentos básicos da matemática por parte dos alunos do ensino médio, e discutimos como nós poderíamos ajudar estes alunos e pesquisando um pouco pensamos na horta circular tipo mandala, que é um laboratório vivo pois podemos ensinar a matemática não só de forma abstrata e sim correlacionando ela com a realidade no cotidiano dos alunos de um modo mais dinâmico e visual de forma a fixar melhor o conteúdo, pois os alunos ao invés de calcular somente uma figurinha no livro, vão fazer isso na prática no espaço onde se encontra a horta mandala, e esta abrangerá não só  a Matemática, mais também a Física, Biologia e Química, com este projeto os alunos plantam e colhem conhecimento de forma sustentável.

Métodos:
Primeiramente definimos o melhor local, com uma madeira fincada no chão, medimos um de raio noventa centímetros e marcamos um circulo menor,a partir dai marcamos círculos de raios maiores para ficar cada área de plantio de oitenta centímetros e ruas de acesso com cinquenta centímetros, no total são três círculos divididos em forma geométrica com as ruas de acesso representando o plano cartesiano e os círculos representando os ângulos notáveis, o primeiro circulo ficou dividido com cento e oitenta graus, o segundo com noventa graus e o terceiro com quarenta e cinco graus, assim se trabalhará geometria, trigonometria e áreas de figuras, além de muito mais só depende da imaginação, as paredes da área de plantio são de garrafas plásticas recicláveis com água para dar sustentação, na montagem utilizamos pá, cavador, enxada, kit jardinagem, compasso, esquadro, transferidor, trena e adubo orgânico e participaram: Francisco Alves, Sergio, Samara, Fábio e Davi.

Resultados e discussão:
Com a presença dos professores e alunos utilizando a horta, falamos como trabalhar, dividimos os três círculos como uma área circular, medimos raio, diâmetro, área, circunferência, volume e perímetro, como os alunos se interessaram bastante, tiveram mais interesse pelas aulas e suas notas melhoraram significativamente, fomos bastante elogiados pelos alunos, professores e coordenadores e pretendemos sempre trabalhar em conjunto com o professor para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Conclusões:
Concluímos que podemos trabalhar além da Matemática, a Física, a Biologia, a Química, a sustentabilidade, como a horta é circular pudemos desenvolver muitos tópicos ao qual foram muito úteis no aprendizado de todas as disciplinas que a utilizam como pré-requisito, este projeto tende a ser um complemento no processo de ensino-aprendizagem pois os alunos fixaram muito melhor as formulas e maneiras de se calcular e resolver os problemas, a aula fica mais dinâmica e didática,mostramos aos alunos que a matemática esta mais envolvida no dia-a-dia do que se pode imaginar,eles puderam entender que as aulas não se dão só de forma singular, e mostramos aos professores que devemos sempre investigar novos métodos e formas de transmissão de conhecimento.

Fomento: CAPES.

Palavras-chave: mandala conhecimento sustentabilidade

Matéria sobre o SEMID você confere aqui: TERCEIRO SEMID 2014 - CAPES; UFMA.

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