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CAPES - Pibid - 2014

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

MONITORIA dos BOLSISTAS do PIBID do COLÉGIO ESTADO DO CEARÁ.



Educação é uma prática social: “Ninguém forma ninguém, como ninguém educa ninguém, mas, os homens se educam entre si, na práxis”.
Paulo Freire


Educar é uma prática social de cooperação e não de competição. É preciso estimular práticas cooperativas dentro da escola, garantindo socialização de saberes entre os educandos e não apenas na educação receptiva centrada no professor


Nessa perspectiva é que se insere o projeto de monitoria na escola. Espaço de cooperação em que os bolsistas do PIBID/UFMA Bacabal, que mantém projetos no colégio Estado do Ceará de Ensino Médio assumem a docência para compartilhar saberes das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia com os alunos do terceiro ano do ensino médio, focando ao assuntos mais cobrados nos últimos 5 anos no Enem e vestibular da UEMA destas quatro disciplinas.
A associação entre os aprendizes tem um objetivo comum: o aprender. E este aprender não se resume apenas aos conteúdos relativos a fatos e conceitos, pois o aluno, ao assumir a docência na monitoria, envolve-se com conteúdos procedimentais - ao elaborar as aulas e até experimentos ilustrativos - e atitudinais.
Do inicio das aulas
Os monitores FRANCISCO ALVES DA SILVA, SERGIO e ODENILSON reúnem-se, em turno oposto às aulas, ficando os alunos da tarde estudando pela manhã com 1 hora e 30 minutos de monitoria, e os alunos da manhã estudando a tarde com 1 hora e 30 minutos de aula no seguinte formato:
A monitoria se iniciou no mês de agosto de 2015
Francisco Alves e Sérgio com:
Segunda - Matemática
Odenilson:
Terça - Biologia
QUARTA - FEIRA dia livre para planejamento das aulas.
Odenilson:
Quinta - Química
Francisco Alves:
Física
O PROJETO MONITORIA elaborado pelo bolsista FRANCISCO ALVES DA SILVA, se encerrou QUINTA-FEIRA dia 22 de OUTUBRO de 2015 2 dias antes das provas do ENEM 2015
Acreditamos que, por intermédio deste projeto, estamos contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado dos nossos alunos, a maior e melhor integração entre eles, assim como o permanente exercício da cidadania. 
O balanço da monitoria foi ótimo, praticamente nenhum aluno faltou no Enem, e quem compareceu, resolveu a maioria das questões sobre os assuntos lecionados, e muitos até falaram que a prova estava fácil.
Logo eu FRANCISCO ALVES gostei da atitude dos colegas bolsistas ODENILSON e  SERGIO que quiseram colaborar com o projeto e sua ajuda foi de grande valia, sem eles eu não conseguiria lecionar todas as quatro disciplinas de forma clara.

Falo isso porque quando dei a ideia de MONITORIA a maioria (como sempre) pulou fora, disseram até que este tipo de projeto nem existe no PIBID e outros que não ajudariam e pronto, porem quem ajudou, ajudou e foi muito bom que repetirei este tipo de projeto no ano de 2016.

CONTEUDO LECIONADO POR MIM FRANCISCO ALVES



Dicas muito importantes para ciências naturais do ENEM
Interpretação
Um ponto importante a se destacar é a interpretação dos exercícios propostos, pois alguns erros que são cometidos em provas cansativas como o ENEM se devem a questões que são deixadas para trás por falta de interpretação, enquanto alguns exercício simples são feitos de forma errada pois foram interpretados de maneira incorreta. Por isso treine bastante a leitura dos exercícios de matemática e busque entender o que está sendo proposto na questão.
FÍSICA MAIS COBRADA NO ENEM
  1. Energia
  2. Eletricidade
  3. Mecânica
  4. Calorimetria
  5. Hidrostática
  6. Ondulatória
  7. Cinemática
  8. Notação científica
  9. Leis de Newton
  10. Noções de Astronomia
  11. Trabalho, energia e potência
  12. Óptica
  13. Termodinâmica
DESCRIÇÃO:
Conhecimentos básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período e frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos de calor e temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
Atente-se ao fato de que as questões do ENEM fazem uma abordagem mais ampla, ou seja, uma questão pode abordar diversos assuntos de diversas áreas. Assim, a física pode ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc., cabendo ao vestibulando interpretá-las, para assim aplicar os conhecimentos físicos básicos.
MATEMÁTICA
  1. Geometria Analítica
  2. Interpretação
  3. Geometria Espacial
  4. Probabilidade
  5. Função e Gráficos
  6. Estatística
DESCRIÇÃO:
Conteúdo de matemática, é uma matéria que envolve mais fórmulas do que conceitos, porém para quem está se preparando para o ENEM, também deve ficar atento a interpretação dos enunciados propostos para não cair nas pegadinhas.
Geometria
Em Geometria é importante estudar sobre os ângulos em retas paralelas, polígonos,  triângulos focando nas classificações retângulo, equiláteros, isósceles e escaleno. É importante também estudar sobre os ângulos internos e externos sendo iguais a 180 e 360 graus. Os casos da geometria como casos de congruência, semelhanças de triângulos. Existem fórmulas que são muito importante serem memorizadas. As fórmulas são:
Porcentagem
Na hora de estudar Matemática para o Enem é importante lembrar como fazer cálculos de porcentagem. Para fazer esse cálculo é muito simples, lembre-se que porcentagem é uma fração de denominador centesimal, ou seja, o denominador da fração é 100. Quando queremos representar a porcentagem em forma decimal deve-se dividir  o número por 100, por exemplo:
75% = 75/100 = 0,75.
Para calcular a porcentagem utilizamos a seguinte fórmula:
p% de V= P/100 . V
Exemplo de aplicação de fórmula :
p% de 10 = 10/100 . 10 = 1%
Cálculo Simples
Na área de Cálculo Simples é importante praticar bastante contas simples para que na hora que estiver fazendo a prova do ENEM não cometa erros bobos, como esquecer o sinal. Vale ressaltar que praticar os cálculos é uma boa forma de estudo e bom para a memorização.
Equações e Problemas
Equações e problemas também devem ser praticados. Procure por exercícios que foram dados em vestibulares passados de grandes instituições. A prática dos exercícios ajuda na aprendizagem e também a ficar atento em pegadinhas que são comuns no ENEM.
Probabilidade
Exercícios de probabilidade são sempre aplicados no exame nacional do ensino médio, isso por que os organizadores da prova costumam  focar em problemas ligados no dia a dia das pessoas. É importante que os candidatos da prova estudem bastante as questão de matemática  relacionadas a probabilidade.


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quarta-feira, 11 de novembro de 2015

MONITORIA dos BOLSISTAS do PIBID do COLÉGIO ESTADO DO CEARÁ.

Educação é uma prática social: “Ninguém forma ninguém, como ninguém educa ninguém, mas, os homens se educam entre si, na práxis”.
Paulo Freire


Educar é uma prática social de cooperação e não de competição. É preciso estimular práticas cooperativas dentro da escola, garantindo socialização de saberes entre os educandos e não apenas na educação receptiva centrada no professor


Nessa perspectiva é que se insere o projeto de monitoria na escola. Espaço de cooperação em que os bolsistas do PIBID/UFMA Bacabal, que mantém projetos no colégio Estado do Ceará de Ensino Médio assumem a docência para compartilhar saberes das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia com os alunos do terceiro ano do ensino médio, focando ao assuntos mais cobrados nos últimos 5 anos no Enem e vestibular da UEMA destas quatro disciplinas.
A associação entre os aprendizes tem um objetivo comum: o aprender. E este aprender não se resume apenas aos conteúdos relativos a fatos e conceitos, pois o aluno, ao assumir a docência na monitoria, envolve-se com conteúdos procedimentais - ao elaborar as aulas e até experimentos ilustrativos - e atitudinais.
Do inicio das aulas
Os monitores FRANCISCO ALVES DA SILVA, SERGIO e ODENILSON reúnem-se, em turno oposto às aulas, ficando os alunos da tarde estudando pela manhã com 1 hora e 30 minutos de monitoria, e os alunos da manhã estudando a tarde com 1 hora e 30 minutos de aula no seguinte formato:
A monitoria se iniciou no mês de agosto de 2015
Francisco Alves e Sérgio com:
Segunda - Matemática
Odenilson:
Terça - Biologia
QUARTA - FEIRA dia livre para planejamento das aulas.
Odenilson:
Quinta - Química
Francisco Alves:
Física
O PROJETO MONITORIA elaborado pelo bolsista FRANCISCO ALVES DA SILVA, se encerrou QUINTA-FEIRA dia 22 de OUTUBRO de 2015 2 dias antes das provas do ENEM 2015
Acreditamos que, por intermédio deste projeto, estamos contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado dos nossos alunos, a maior e melhor integração entre eles, assim como o permanente exercício da cidadania. 
O balanço da monitoria foi ótimo, praticamente nenhum aluno faltou no Enem, e quem compareceu, resolveu a maioria das questões sobre os assuntos lecionados, e muitos até falaram que a prova estava fácil.
Logo eu FRANCISCO ALVES gostei da atitude dos colegas bolsistas ODENILSON e  SERGIO que quiseram colaborar com o projeto e sua ajuda foi de grande valia, sem eles eu não conseguiria lecionar todas as quatro disciplinas de forma clara.

Falo isso porque quando dei a ideia de MONITORIA a maioria (como sempre) pulou fora, disseram até que este tipo de projeto nem existe no PIBID e outros que não ajudariam e pronto, porem quem ajudou, ajudou e foi muito bom que repetirei este tipo de projeto no ano de 2016.

CONTEUDO LECIONADO POR MIM FRANCISCO ALVES



Dicas muito importantes para ciências naturais do ENEM
Interpretação
Um ponto importante a se destacar é a interpretação dos exercícios propostos, pois alguns erros que são cometidos em provas cansativas como o ENEM se devem a questões que são deixadas para trás por falta de interpretação, enquanto alguns exercício simples são feitos de forma errada pois foram interpretados de maneira incorreta. Por isso treine bastante a leitura dos exercícios de matemática e busque entender o que está sendo proposto na questão.
FÍSICA MAIS COBRADA NO ENEM
  1. Energia
  2. Eletricidade
  3. Mecânica
  4. Calorimetria
  5. Hidrostática
  6. Ondulatória
  7. Cinemática
  8. Notação científica
  9. Leis de Newton
  10. Noções de Astronomia
  11. Trabalho, energia e potência
  12. Óptica
  13. Termodinâmica
DESCRIÇÃO:
Conhecimentos básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período e frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos de calor e temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
Atente-se ao fato de que as questões do ENEM fazem uma abordagem mais ampla, ou seja, uma questão pode abordar diversos assuntos de diversas áreas. Assim, a física pode ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc., cabendo ao vestibulando interpretá-las, para assim aplicar os conhecimentos físicos básicos.
MATEMÁTICA
  1. Geometria Analítica
  2. Interpretação
  3. Geometria Espacial
  4. Probabilidade
  5. Função e Gráficos
  6. Estatística
DESCRIÇÃO:
Conteúdo de matemática, é uma matéria que envolve mais fórmulas do que conceitos, porém para quem está se preparando para o ENEM, também deve ficar atento a interpretação dos enunciados propostos para não cair nas pegadinhas.
Geometria
Em Geometria é importante estudar sobre os ângulos em retas paralelas, polígonos,  triângulos focando nas classificações retângulo, equiláteros, isósceles e escaleno. É importante também estudar sobre os ângulos internos e externos sendo iguais a 180 e 360 graus. Os casos da geometria como casos de congruência, semelhanças de triângulos. Existem fórmulas que são muito importante serem memorizadas. As fórmulas são:
Porcentagem
Na hora de estudar Matemática para o Enem é importante lembrar como fazer cálculos de porcentagem. Para fazer esse cálculo é muito simples, lembre-se que porcentagem é uma fração de denominador centesimal, ou seja, o denominador da fração é 100. Quando queremos representar a porcentagem em forma decimal deve-se dividir  o número por 100, por exemplo:
75% = 75/100 = 0,75.
Para calcular a porcentagem utilizamos a seguinte fórmula:
p% de V= P/100 . V
Exemplo de aplicação de fórmula :
p% de 10 = 10/100 . 10 = 1%
Cálculo Simples
Na área de Cálculo Simples é importante praticar bastante contas simples para que na hora que estiver fazendo a prova do ENEM não cometa erros bobos, como esquecer o sinal. Vale ressaltar que praticar os cálculos é uma boa forma de estudo e bom para a memorização.
Equações e Problemas
Equações e problemas também devem ser praticados. Procure por exercícios que foram dados em vestibulares passados de grandes instituições. A prática dos exercícios ajuda na aprendizagem e também a ficar atento em pegadinhas que são comuns no ENEM.
Probabilidade
Exercícios de probabilidade são sempre aplicados no exame nacional do ensino médio, isso por que os organizadores da prova costumam  focar em problemas ligados no dia a dia das pessoas. É importante que os candidatos da prova estudem bastante as questão de matemática  relacionadas a probabilidade.


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